quarta-feira, 17 de junho de 2009

Obesidade x Diabetes

A obesidade é um dos principais fatores que atuam no desenvolvimento de diabetes tipo II. Acredita-se, no entanto, que o aumento de peso, por si só, não garante a ocorrência da disfunção. Ele deve estar em conjunto com predisposições genéticas ou fatores ambientais, como sedentarismo. Isso significa, por exemplo, que obesos que praticam exercícios frenquentemente tem chances menores de apresentarem a doença.

A relação entre diabetes e obesidade é bastante visível. Sabe-se que, para que ocorra a transformação de glicose em energia, a insulina deve se ligar a receptores presentes nas membranas das células, permitindo a entrada de glicose nas mesmas. O acúmulo de gordura, especialmente abdominal (ou visceral), provoca uma deficiência no número desses receptores. Essa diminuição leva a uma condição conhecida como resistência à insulina, que implica aumento da glicose circulante e consequente desenvolvimento de diabetes tipo II.

Além da promoção de captação da glicose, a insulina atua no hipotálamo associando-se à sensação de saciedade. Quando há resistência ao hormônio no cérebro, o indivíduo come constantemente e acaba engordando, já que sua fome não é inibida. Conclui-se então que, quando a resistência ocorre no cérebro, causa obesidade, e quando ocorre em outros órgãos, causa diabetes. Outro ponto importante é que o excesso de insulina circulante (por conta da resistência) provoca inibição da lipólise e aumento dos adipócitos, favorecendo a obesidade. Por essas razões, não há certeza se o diabetes é exatamente causa ou conseqüência da obesidade.

De qualquer forma, é muito importante que os indivíduos se conscientizem quanto à manutenção de peso, prática de exercícios e cuidados com o diabetes, para que os problemas da saúde pública sejam aos poucos minimizados.

Profissionais da saúde utilizam a medida da circunferência abdominal
para avaliar os riscos de uma pessoa desenvolver diabetes.

Referências:
Data de acesso: 16 de junho de 2009

5 comentários:

  1. Gostei desse assunto,poucas pessoas procuram esse assunto no qual e muito importante!
    By:Júh!!!

    ResponderExcluir
  2. Tem pessoas que tem obesidade e diabetes e nao procurao nenhum recurso para si mesmo , mas as pessoas deixao de lado isso , mas isso nao e brincadeira.

    ResponderExcluir
  3. Quem naao se previne pode ate ficar com alguma cequela e pode ate morre , por que nao vai ao uma consulta medica e voce pode melhorar e pode se curar com o tratamento e os remedios e com muito esforço e dedicaçao e com os remedios

    ResponderExcluir
  4. Atualmente , acredita-se que a resistência à insulina , não está ligada diretamente a um problema no receptor da insulina , mas sim , na sua cascata de ativação e transdução .Por exemplo quando o receptor de insulina ao invés de ser fosforilado em tirosina é fosforilado em serina , o que acarreta diminuição na transmissão do sinal

    ResponderExcluir
  5. Com certeza:"...é muito importante que os indivíduos se conscientizem quanto à manutenção de peso, prática de exercícios e cuidados com o diabetes, para que os problemas da saúde pública sejam aos poucos minimizados."

    ResponderExcluir