terça-feira, 9 de junho de 2009

Diferenças entre os tipos de Diabetes


Existem basicamente 10 tipos de diabetes (Diabetes tipo 1; Diabetes tipo 2; Diabetes gestacional; Diabetes Secundário ao Aumento de Função das Glândulas Endócrinas; Diabetes Secundário a Doenças Pancreática; Resistência Congênita ou Adquirida à Insulina; Diabetes Associado à Poliendocrinopatias Auto-Imunes; Diabetes Associado à Desnutrição e Fibrocalculoso; Diabetes Relacionados à Anormalidade da Insulina; Diabetes Tipo LADA.) sendo que as mais conhecidas são a o tipo 1; 2 e a gestacional...

A diabetes do tipo 1 é caracterizada por ser uma doença auto-imune (o próprio organismo se ataca) que destroem as células beta do pâncreas (as produtoras de insulina). Com a produção inexistente ou drasticamente reduzida da insulina, o paciente se torna dependente de doses diárias de insulina.

A diabetes do tipo 2 por sua vez, possui um fator hereditário muito alto e tem intima relação com o sedentarismo e a obesidade (muito comuns nos tempos modernos). O problema neste tipo de diabetes é totalmente diferente das do tipo um, pois neste caso o problema se encontra nas células receptoras, elas são incapazes de absorver a glicose, isto é chamada de resistência a insulina.

Por ultimo a diabetes gestacional, comum nas mulheres no terceiro trimestre de gestação. Elas apresentam altas taxas de glicose no sangue, o que se assemelha à diabetes do tipo 2 (tornando o corpo resistente a insulina); isso ocorre devido à ação hormonal natural da gravidez, um exemplo deles é o hormônio GH – Hormônio do crescimento.




Referencias

http://www.diabetes.org.br

http://www.policlin.com.br/drpoli/144/

http://www.geocities.com/bioquimicaplicada/diabetes9c.htm

http://www.efdeportes.com/efd131/o-perfil-dos-individuos-com-diabetes.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário