terça-feira, 23 de junho de 2009

Complicações do Diabetes: Pé Diabético


O Diabetes Melito é a principal causa de amputações não-traumáticas nos membros inferiores. As úlceras e infecções nos pés estão constantemente presentes em indivíduos diabéticos. A alta incidência desses distúrbios está relacionada principalmente à neuropatia diabética, biomecânica anormal dos pés, problemas na circulação e má cicatrização de feridas.


A neuropatia diabética afeta 50% dos indivíduos com diabetes tipo 1 ou 2 de longa duração e consiste nos danos e perdas de fibras nervosas (mielinizadas ou não) devido à hiperglicemia. Essas alterações resultam em perda sensorial, sensação de dormência, formigamento, incomodo agudo, ou queimação, dor e perda de propriocepção e ocorrem principalmente nos membros inferiores. Por isso muitas vezes um individuo diabético sofre lesões nos pés sem perceber (devido a perda sensorial e de propriocepção) e estas acabam se agravando. Além disso, a neuropatia autonômica, um tipo de neuropatia que afeta vários sistemas do organismos, causa alterações no sistema motor, dificultando a mobilidade e aumentando os riscos de quedas e conquentes lesões.


Outra complicação que afeta os pés e ajuda o desenvolvimento das lesões e infecções é o comprometimento da circulação frequente no diabético, que acaba dificultando a cicatrização; e também a deficiência no sistema imune e na função fagocitória, ocasionadas pela hiperglicemia, que atrapalha na resposta imunológica contra infecções.


Diante disso observa-se a importância dos cuidados com os pés. É preciso estar sempre atento ao surgimento de qualquer ferida, não usar sapatos apertados e manter sempre os pés limpos e bem cuidados.


Abaixo encontra-se um vídeo sobre os cuidados com o pé diabético, sob a supervisão do Dr. Walter Minicucci. É uma iniciativa do laboratório Novo Nordisk, que vem patrocinando materiais em vídeo sobre o diabetes.





Referências:

Harrison, Medicina Interna volume II


Por: Thaís Mendonça Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário