sábado, 20 de junho de 2009

Complicações do Diabetes: Cetoacidose Diabética

A cetoacidose diabética é uma das complicações agudas mais graves do diabetes e resulta da deficiência absoluta ou relativa de insulina combinada com excesso de hormônios contra reguladores (glucagon, catecolaminas, cortisol e hormônio do crescimento). Acontece em diabéticos do tipo 1 e muito raramente no tipo 2. Se não tratada, leva os pacientes a óbito em 100% dos casos, porém, se tratada corretamente, menos de 5% dos acometidos terão esse desfecho.

A diminuição da razão insulina-glucagon estimula a gliconeogênese(síntese de glicose), a glicogenólise (degradação de glicogenio) e a formação de corpos cetônicos no fígado.A combinação de deficiência insulínica e hiperglicemia reduz o nível de hepático de frutose-2,6- fosfato que altera a atividade da fosfofrutoquinase e da frutose-1,6-fosfatase. O excesso de glucagon reduz a atividade da piruvatoquinase, enquanto a deficiência de insulina aumenta a atividade da fosfoenolpiruvato-caboxiquinase. Essas alterações desviam o piruvato em direção à síntese de glicose e promoção da glicogenólise.
Os níveis reduzidos de insulina, associados à elevação das catecolaminas e do hormônio do crescimento, aumentam a lipólise e a liberação de ácidos graxos livres. Normalmente esses ácidos graxos livres são convertidos em triglicerídeos ou lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL) no fígado. Na cetoacidose, contudo, a hiperglucaconemia altera ativação da enzima carnitina-palmitoiltransferase I. Essa enzima é crucial para o o metabolismo hepático para favorecer a formação de corpos cetônicos por meio da transporte de ácidos graxos para dentro da mitocôndria, onde ocorre a β-oxidação e a conversão em corpos cetônicos. Este acumulo de corpos cetônicos gera a acidose metabólica.

Os sinais físicos e sintomas da cetoacidose diabética são, normalmente, poliúria (urinar demais), muita sede e fome. Posteriormente o paciente irá evoluir com desidratação, ritmo cardíaco acelerado (sensação de ‘batedeira'), pressão baixa, náuseas, vômitos, dor na barriga, fraqueza, confusão mental (devido ao defict sensória, que pode evoluir para um edema cerebral) e o famoso hálito cetônico que é justamente o cheiro de cetonas proveniente desses ácidos que estão aumentados no sangue.
O tratamento é feito com reposição de líquidos através do soro fisiológico, insulina na dose correta e potássio que se encontra diminuído no sangue devido à grande quantidade de urina eliminada. A falta de potássio pode levar a sérias arritmias cardíacas que geralmente levam ao óbito.
Referências:
www.walterminicucci.com.br/cetoacidose-diabetica
http://www.scielo.br/
Harrision, Medicina Interna volume II 16ª edição






Nenhum comentário:

Postar um comentário