
A relação entre diabetes e obesidade é bastante visível. Sabe-se que, para que ocorra a transformação de glicose em energia, a insulina deve se ligar a receptores presentes nas membranas das células, permitindo a entrada de glicose nas mesmas. O acúmulo de gordura, especialmente abdominal (ou visceral), provoca uma deficiência no número desses receptores. Essa diminuição leva a uma condição conhecida como resistência à insulina, que implica aumento da glicose circulante e consequente desenvolvimento de diabetes tipo II.
Além da promoção de captação da glicose, a insulina atua no hipotálamo associando-se à sensação de saciedade. Quando há resistência ao hormônio no cérebro, o indivíduo come constantemente e acaba engordando, já que sua fome não é inibida. Conclui-se então que, quando a resistência ocorre no cérebro, causa obesidade, e quando ocorre em outros órgãos, causa diabetes. Outro ponto importante é que o excesso de insulina circulante (por conta da resistência) provoca inibição da lipólise e aumento dos adipócitos, favorecendo a obesidade. Por essas razões, não há certeza se o diabetes é exatamente causa ou conseqüência da obesidade.
De qualquer forma, é muito importante que os indivíduos se conscientizem quanto à manutenção de peso, prática de exercícios e cuidados com o diabetes, para que os problemas da saúde pública sejam aos poucos minimizados.
Profissionais da saúde utilizam a medida da circunferência abdominal
para avaliar os riscos de uma pessoa desenvolver diabetes.
Referências:
Data de acesso: 16 de junho de 2009
Gostei desse assunto,poucas pessoas procuram esse assunto no qual e muito importante!
ResponderExcluirBy:Júh!!!
Tem pessoas que tem obesidade e diabetes e nao procurao nenhum recurso para si mesmo , mas as pessoas deixao de lado isso , mas isso nao e brincadeira.
ResponderExcluirQuem naao se previne pode ate ficar com alguma cequela e pode ate morre , por que nao vai ao uma consulta medica e voce pode melhorar e pode se curar com o tratamento e os remedios e com muito esforço e dedicaçao e com os remedios
ResponderExcluirAtualmente , acredita-se que a resistência à insulina , não está ligada diretamente a um problema no receptor da insulina , mas sim , na sua cascata de ativação e transdução .Por exemplo quando o receptor de insulina ao invés de ser fosforilado em tirosina é fosforilado em serina , o que acarreta diminuição na transmissão do sinal
ResponderExcluirCom certeza:"...é muito importante que os indivíduos se conscientizem quanto à manutenção de peso, prática de exercícios e cuidados com o diabetes, para que os problemas da saúde pública sejam aos poucos minimizados."
ResponderExcluir