quarta-feira, 17 de junho de 2009

Epidemiologia


O Diabetes está entre as cinco doenças que mais matam no mundo, mas aparentemente almeja o topo do ranking. Segundo a Organização Mundial da Saúde, na primeira metade desta década, havia cerca de 171 milhões de pessoas com diabetes no nosso lindo planetinha, sendo que a organização prevê que, em 2030, metade da população mundial possua a patologia.

Por enquanto, o maior aumento no número de doentes é esperado na África e na Ásia. Isso devido às alterações dos padrões de vida crescentes nos países em desenvolvimento presentes nesses continentes, seguindo a tendencia da urbanização e mudanças de hábitos. Espera-se que, em 2030 (aparentemente o ano do caos), a maior parte dos diabéticos se encontrem nessas regiões.

Atualmente, entretanto, o diabetes ainda é mais comum nos países desenvolvidos, especialmente a tipo II. Claro que não há uma regra absoluta de proporcionalidade entre o IDH e o número de diabéticos: no Brasil, por exemplo, 12%(em torno de 22 milhões de pessoas) da população é diabética, enquanto, em Portugal, apenas 5% da população(500 mil humanos) o é.

Um caso que segue bem a regra são os Estados Unidos. A população de diabéticos tem crescido lá consideravelmente nos últimos 20 anos. Em 2005, havia cerca de 20,8 milhões de pessoas com a doença nos EUA. Em 2008 eram quase 24 milhões, sendo que 57 milhões são estimadas como prédiabéticos, tal é o potencial de desenvolverem a doença. A American Diabetes Association diz que 1 em cada 3 estadunidenses (33,3%) nascidos depois de 2000 vão ter diabetes em algum momento de sua vida. Nesse belo e consciente país, de acordo ainda com a "associação americana", 18,3%(8,6 milhões) dos estadunidenses com 60 anos ou mais são diabéticos, e o número cresce para quase 20% com 65 anos ou mais.

Referências

Um comentário: